segunda-feira, 10 de março de 2008

Critérios para avaliar IPO

Um artigo americano sobre IPO salienta os seguintes critérios:

1) Lucratividade: Desculpe pelo óbvio. Mas lembre-se dos dias de “dot.com” nos anos 90. Muitas empresas abriram o capital sem ter receitas, lucro, e produto. Foi surpresa que esses IPOs se derrubaram ao longo do tempo?
2) “Long term” potencial para crescimento: comprar IPO é investir na infância da empresa. Responda a duas perguntas: a) os produtos satisfazem uma necessidade de mercado ou solucionam um problema no mundo dos negócios? b) a empresa é a primeira (melhor ainda, é a inventora) com produtos superiores numa “hot industry”? Se a resposta for sim a uma dessas perguntas, já é o suficiente para participar do IPO.
3) “Insider ownership”: verificar no prospecto de IPO se os acionistas principais (e vendedores do IPO) estão retendo uma percentagem significativa da companhia pós - IPO. Insistir em 30% como mínimo, se mais melhor.
4) Receita anual de no mínimo US$ 50 milhões: pesquisa da University of Florida confirma que a receita é um bom indicador de performance da ação no futuro. Companhias com receitas anuais abaixo desse nível têm desempenho 15% menor do que a média do mercado de ações nos próximos três anos, enquanto as acima desse nível ficam 5% melhor do que o mercado. Considerando os IPO’s dos últimos 25 anos, mais do que 50% dos IPO’s não passou nesse critério.

IPO’s são como qualquer investimento. Em última análise são os “fundamentals” que determinam os preços das ações.
Vou desafiar meus leitores a comparar os critérios americanos com os nossos critérios para avaliar os IPO’s brasileiros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá John Tong, falei com sua neta na Infomoney 2007 de Porto Alegre, e no meio da conversa ela me deu um cartão do seu blog. Só hoje acabei entrando no blog para ver o conteúdo, e gostei muito do que encontrei.

Parabéns!

Anônimo disse...

Olá Sr. Tong, excelente essa dica sobre os IPOs.
Gostaria que o sr. escrevesse em seu blog sobre como garimpar bons papéis na bolsa com empresas com fundamento e expectativas de crescimento boas e com valor da ação "barato". Inclusive, minha grande dúvida é saber o que é "barato" para uma ação e como se calcula o valor intrísico dela. Seria o patrimônio Líquido dividido pelo número de ações?
abraço!