segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cool Dolar - Ele vai subir ?

Para os consumidores americanos, a fraqueza do dólar tem elevado o preço dos alimentos, da gasolina e dos produtos importados. Férias na Europa, nem pensar!
Ultimamente o mercado mostra um fio de esperança para o dólar. Após bater o 12-year low contra o yen japonês em março de 2008, o dólar ressuscitou um pouco em abril (de 100 para 103). Após atingir o “record low” contra o euro nesta semana, o dólar subiu um pouco no dia 18/04/08.
Analistas e investidores acham que a economia americana deve se recuperar no segundo semestre do ano. Portanto, o dólar já caiu tudo o que tinha para cair. Todos os aspectos negativos da economia já foram descontados no preço da moeda.
O mercado também acha que o FED deve logo parar de baixar o juro. Os cortes sucessivos de juros desde setembro de 2007 contribuíram para o enfraquecimento do dólar. O juro de 2,25% não tem espaço para mais cortes. O FED também tem que se preocupar com a perspectiva e o risco de inflação. O Federal Fund futuro na Chicago Board of Trade aponta 100% de certeza de corte de 0,25% na reunião de 30 de abril contra a chance de 6% de um corte de 0,50%. Se o FED parar de cortar após 30 de abril, isso pode significar o fim da queda livre do dólar. Isso deve aliviar os consumidores que sofrem tanto no supermercado quando no posto de gasolina.
O dólar mais forte deve diminuir o preço do petróleo.
O cenário provável é o corte de 0,25% em 30 de abril. Manter esta taxa e depois subir 0,25% até o final do ano.
O Banco Central da Europa (ECB) que sempre enfatizou mais a inflação do que o crescimento, não pode continuar a ignorar o “slow down” por muito tempo. A realidade econômica dever forçar o ECB a cortar o juro. O resultante fortalecimento do dólar e a queda dos preços dos alimentos e da gasolina seria um alívio para todos.
Um alerta para os brasileiros: quando o dólar valorizar, ou parar de desvalorizar, contra o yen japonês e o euro, ele também valorizará contra o real apesar do “spread” de juros (fator já descontado). Para quem vendeu dólar a descoberto, está na hora e se cobrir.
Este artigo foi escrito em 28/04/2008.

Um comentário:

Fernando Bonilha disse...

Excelente!!!no conteudo eno timing!!!Parabens!!!
Veja o que escrevi no mesmo tema:http://aviso-navegantes.blogspot.com/search/label/D%C3%B3lar

Abs

Fernando Bonilha