terça-feira, 26 de agosto de 2008

Empréstimo para comprar ações

Diversas corretoras oferecem empréstimo para a compra de ações. Essa conta margem (margin account) financia o investidor (especulador) na compra de ações de primeira linha da Bovespa de até 30% do valor de sua carteira composta por ações do Ibovespa. “A alavancagem pode ser uma possibilidade para antecipar essas operações e ampliar os ganhos.”, afirma o diretor de produtos de uma corretora.
E se a bolsa continuar caindo?
O especulador sofre duplamente. Além de perder dinheiro na queda, ele paga juros. A bolsa pode se recuperar; o juro não. A taxa de juro cobrada na conta margem é de 3,5% ou 4% ao mês (51% ou 60% ao ano, juro composto). Não consigo imaginar ganhar na alavancagem com essas taxas de juro, ou qualquer taxa de juro. Quem ganha juro é o banco, ou neste caso, a corretora financiadora. O juro é um one-way street, o caminho sem retorno.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Keynesianos

Para o economista Paul Krugman, professor da Universidade de Princeton, o FED e o Tesouro Americano agiram corretamente ao socorrer as instituições financeiras. “Hoje somos todos keynesianos”, comentando que até os economistas mais conservadores apóiam a intervenção.

No meu tempo de estudante na Columbia University, destacavam-se 3 principais teorias econômicas: a de direita, a do meio e a de esquerda.
Adam Smith, The Wealth of Nations (laissez-faire)
John Maynard Keynes, The Theory of Employment, Interest and Money (intervention)
Karl Marx, Das Capita (total government control)

No auge da depressão americana, o presidente Franklin Delano Roosevelt (FDR) optou pela teoria e prática de Keynes. As intervenções do governo:
a) salário mínimo
b) preço mínimo para produtos agrícolas
c) estímulo ao consumo (prestação de 12 meses). A idéia revolucionária de Keynes é: “consumption creates production”, ao invés de “production creates consumption”. A esse respeito, as mulheres são as mais fiéis keynesianas: gastar em vez de poupar.
d) Taxa de juro baixa
e) Mortgage. Pagamento da casa própria em prestações de 20 anos
f) Deficit financing. Gastar mais do que arrecadar. Contruir estradas, pontes, usinas elétricas, infra-estrutura em geral.
Tinha até uma proposta dos economistas para que as notas de dinheiro tivessem data de vencimento. Se não fossem gastas perderiam a validade (a proposta não foi adotada).
O Presidente Hoover quis dar financiamento para a Ford reabrir as suas fábricas. Roosevelt quis financiar os compradores de automóveis. “Dois carros em cada garagem.” Roosevelt foi eleito.
A pergunta agora é: até aonde vai o socorro para as financeiras? Se socorrer somente as grandes, as pequenas serão deixadas no abismo. Ou socorrer todo mundo? Qual é o critério?
O socorro cria ou planta a semente da próxima crise. As financeiras, especulando que o governo federal não vai lavar as mãos, tendem a financiar empresas e casas com critérios menos rigorosos (subprime). Daí a crise se repetirá daqui a 5 ou 10 anos.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

BDR (Brazilian Depositary Receipt)


ADR (American Depositary Receipt) são ações de companhias não americanas lançadas e negociadas na Bolsa de Nova York. BDR são ações de companhias “não brasileiras” negociadas na Bovespa.
BDR começou com Telefônica, da Espanha, lançada com relativo sucesso. Daí, outras se seguiram, a maioria de empresas brasileiras com sede registrada em Bermudas – o paraíso fiscal. Elas captaram recursos em real lançando IPOs que são negociadas na Bovespa.
A Gazeta Mercantil, em 17/07/2008, publicou um artigo “BDRs em queda”,

Desempenho no ano (de 31/12/07 a 15/07/08)

Empresas.........................................Variação (em %)


Telefônica ON Espanha......................- 21,4
Banco Patagônia ON Argentina...........- 49,6
Agrenco ON Bermundas.....................- 85,4
Cosan Ltd. ONA Bermudas….........….....- 2,0
Dufrybras ON Bermudas..............….....- 43,1
GP Invest. A Bermudas...................... - 11,0
Laep A Bermudas..............................- 73,7
Tarpon A Bermudas.............................+2,6
Wilson Sons ON Bermudas..................- 19,6


Escândalos envolvendo BDRs não faltam. Cosan, após abrir o capital na Bovespa em novembro de 2005, o empresário decidiu abrir uma nova empresa, a Cosan Ltd. que passou a ser a controladora da companhia brasileira. Em seguida lançou BDRs da nova matriz, com sede nas Bermudas, causando uma onda de protestos dos acionistas minoritários da companhia brasileira.
O pior é Agrenco, uma empresa de agronegócios que lançou BDRs em outubro de 2007, e em menos de um ano virou caso de polícia. Em junho deste ano seus administradores foram presos pela Polícia Federal. A negociação de BDRs foi suspensa pela Bovespa. A empresa negou que estivesse sob investigação. Seus papéis voltaram ao pregão. Mas circularam novas notícias de que a empresa já estava sob investigação da Polícia Federal há cerca de quatro anos, ou seja, antes de obter autorização para seu IPO com o lançamento de BDR na Bovespa.
O Professor Ary Oswaldo Mattos Filho apontou que a CVM deveria adotar as mesmas regras que a SEC, órgão regulador americano, que não concedeu registro para companhias que são brasileiras em paraísos fiscais, como o caso de Cosan.
O que me espanta é: como a CVM e a Bovespa, ao conceder registro para a Agrenco, desconhecia o fato de que a empresa estava sob investigação da Polícia Federal há 4 anos?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Petroquímica

A alta de 50% do preço do petróleo neste ano foi desastrosa para o setor petroquímico que tem a nafta como sua principal matéria prima. No ano a nafta já subiu 33% em dólares ou 20% em reais.
Para quem aposta na queda do preço do petróleo internacional, paralelamente está apostando na queda do preço da nafta. Neste cenário acho atrativas as ações de petroquímica: Braskem, Unipar, Ultrapar, etc.
Estas empresas de 1ª e 2ª gerações que processam a nafta e extraem eteno e propeno e os transformam em resinas termoplásticas como polietileno e polipropileno, reajustam os preços de venda dos produtos quando sobre o preço da nafta. Porém, quando baixa o preço da nafta, elas são relutantes em baixar o preço dos produtos para os transformadores de plásticos. Este fenômeno ocorre devido à natureza monopolista das indústrias petroquímicas.