terça-feira, 31 de março de 2009

One at a time!

No final de 2008, para combater a recessão, Bernanke, do FED baixou o federal fund rate para zero a 0,25%. Obama, após assumir a presidência em janeiro, já anunciou planos anti-recessivos: cortes de imposto de renda e outros impostos, empréstimos para bancos e montadoras de automóveis, compra de títulos podres de subprime mortgage, etc. Se essas medidas não forem executadas, a recessão evoluirá para depressão e pleno desemprego.
Todas essas medidas têm uma característica em comum: imprimir dinheiro, em trilhões de dólares, e botar nas mãos do povo. Os economistas, os republicanos e a sociedade americana e mundial já estão preocupados com a inflação em 2010 e além. Após abrir a torneira a todo vapor, quem vai enxugar a inundação da água no futuro?
Mas Bernanke e Obama acham que uma eventual inflação é um preço que vale a pena pagar para evitar o desastre da depressão.
O trabalho dos bombeiros é apagar o incêndio antes do fogo se espalhar por toda a vizinhança sem se preocupar com a inundação da água no bairro. Um ditado chinês: curar a dor de cabeça se tem dor de cabeça; curar a dor da perna quando se tem dor da perna. Uma coisa por vez! (one at a time!)

Nenhum comentário: