terça-feira, 28 de julho de 2009

Infra- estrutura atrai investimentos

Em lembrei da minha experiência pessoal de montar a Granóleo S.A., a fábrica de esmagamento de soja, em Estrela, RS, 30 anos atrás, logo após o Presidente Geisel ter construído o complexo “hidro-rodo-ferroviário” de Estrela.
As cooperativas entregavam a soja pela rodo/ferrovia para a Granóleo, em Estrela, que após industrializar (esmagar) embarcava pela hidrovia via o Rio Taquari até o porto de Rio Grande para exportação.
Os benefícios eram múltiplos. O farelo de soja, além de frete menor, não sofria perda de peso. O certificado de peso, emitido pela Companhia de Surveillance, no embarque em Estrela, era válido como peso final de embarque no navio transatlântico para Hamburgo ou Rotterdam. Estes benefícios representavam uma economia de um milhão de dólares por ano, que era mais do que suficiente para amortizar os financiamentos concedidos pelo BNDES na construção da fábrica.
Infra-estrutura bem elaborada e executada pelos governos, federal e estadual, atrai investimentos e criam empregos.
O Brasil não deve só pensar em São Paulo e Rio de Janeiro, como a China não pode só pensar em Shanghai e Beijing. Não cabem mais fábricas nas capitais e metrópoles. Vamos interiorizar infra-estrutura e investimentos, criando uma economia balanceada para o povo brasileiro.

Nenhum comentário: