terça-feira, 15 de setembro de 2009

Observação e intuição

De vez em quando compro ações por intuição precedida pela observação, sem fazer cálculos de lucro por ação, preço/lucro, dividendo, etc. Por exemplo:

Diageo – se as bebidas alcoólicas como uísque, vodca, tequila, conhaque, licor, são todas distribuídas pela Diageo, alguma coisa está cheirando bem. Diageo é distribuidor exclusivo de suas bebidas preferidas em 170 países, como o uísque Ballantine e vodca Smirnoff, de consumo popular e mundial.

Novartis – sou um homem de idade. Tomo remédios para diabetes, colesterol, coração, etc. Novartis, da Suíça, possui patentes de uma boa parte dos meus remédios.

Souza Cruz e Philip Morris Internacional – dois fabricantes de cigarro; um brasileiro e outro mundial. Souza Cruz tem 80% do mercado brasileiro. Philip Morris fabrica e vende Marlboro em todos os países do mundo. Nos cinzeiros e lixeiras na frente das portas dos shoppings centers pode-se observar que a maioria dos filtros é de cor branca (Souza Cruz) e a minoria é de cor amarela (Marlboro).

Thyssen Krupp – quando entro em um elevador de um prédio moderno ou uso a escada rolante de um shopping, a marca Thyssen Krupp é a melhor, mais confortável e eficiente do que seus concorrentes. Na venda você só fatura uma vez. Na manutenção e revisão você fatura mensalmente. Até elevadores de outras marcas têm contratos de manutenção e revisão com a Krupp. Embora eu não tenha ações da Krupp (negociadas nas bolsas européias e com ADRs em NY), fico observando o movimento do papel. Para estimular a economia, os governos chinês e brasileiro estão incentivando a construção civil que cria uma procura enorme pelos produtos da Krupp.

Um comentário:

Rogerinh0 disse...

Parabéns...acompanho sempre seu blog.
Até add um link no meu www.rogerinh0.blogspot.com

Grande abraço e parabéns pelo blog.
Cordialmente,
Rogério Moura.