terça-feira, 21 de setembro de 2010

O mistério da Jereissati S.A.

Há 10 anos eu e meus filhos compramos um ponto de 100 metros quadrados no Shopping Iguatemi em Porto Alegre. Vendíamos artigos de vestuário de moda jovem, uma franquia da TKTS, de São Paulo.
No mesmo shopping havia um ponto de 200 metros quadrados para venda. O dono do ponto pedia o equivalente a 500 mil dólares.
Eu descobri que a dona e administradora do Shopping Iguatemi, a La Fonte Participações S.A. era uma empresa de capital aberto. O valor da ação cotada na Bovespa X nº de ações existentes equivalia a 1 milhão de dólares. Achei o preço da ação baratíssimo, comparado com um ponto de 200 metros quadrados que estava a venda por 500 mil dólares. Gastei US$ 10 mil para comprar 1% do capital total da empresa.
O investimento de US$ 10 mil mais as subscrições subseqüentes teve uma grande valorização. Lamentei não ter vendido toda a posição, pois apenas realizei lucro sobre uma parte da minha posição.
A La Fonte Participações, junto com construtores e fundos de pensão, comprou o controle da Telemar no leilão de privatização da Telebrás. Carlos Jereissati foi eleito presidente da Telemar. A La Fonte mudou o nome para Jereissati S.A. A empresa continua a ter o controle do Shopping Iguatemi (São Paulo, Porto Alegre, Rio, e ultimamente, Brasília), e ao mesmo tempo é controladora da Telemar.
Cogitou-se um “split” da empresa em dois setores distintos: shopping e telecomunicação; os acionistas ficariam com uma ação do Shopping Iguatemi e uma ação da Telemar. Há expectativa de que um dia isso ainda venha a acontecer.
Em 18/02/2010, o papel MLFT4 subiu 48%. No dia seguinte liguei para o Diretor de Relações com o Mercado para saber o que acontera. Ele disse que a CVM tinha acabado de ligar também para saber o motivo da alta. Perguntei se era boato ou notícia sobre o split. Ele respondeu que não havia notícia de split e que também não sabia o motivo da alta vertiginosa. Imediatamente mandei vender todas as minhas ações da MLFT4. Foi um dia nervoso, mas foi um belo dia.
Até hoje o mistério permanece. Se alguém conseguir uma explicação, por favor escreva no meu blog.

Um comentário:

Unknown disse...

Fala Tong,

Gostei do seu blog. EU nao faco IDEIA do que aconteceu. Parabens por ter realizado o lucro. Saber o que aconteceu a essa altura do campeonato nao tem mais importancia.