terça-feira, 15 de março de 2011

Feriadão de Carnaval

Com os feriados de Carnaval, a Bovespa só voltou a funcionar a partir de 13 horas de quarta-feira, 9 de março. Fiquei inquieto na segunda e terça-feira sem poder acompanhar a bolsa. Em compensação, assisti no canal da Bloomberg, os movimentos das bolsas americanas, inclusive das ADRs das ações brasileiras, que caíram bastante na segunda-feira (7 de março), desde a abertura até o fechamento. Tentei descobrir o motivo da queda. Déficit americano? Aperto monetário da China? Aumento do juro brasileiro? Líbia?

Quem trabalha com a bolsa fica viciado. É como bebida, cigarro ou maconha. De vez em quando fico com vontade de largar tudo. Mas daí, o que vou fazer? Caminhar, passear, meditar no Jardim Botânico... Mas não posso fazer isso todos os dias.

Após a minha aposentadoria, estabeleci uma agenda rigorosa. Tênis, três vezes por semana. Corretor, uma vez por semana. Acompanhamento das bolsas, de segundas às sextas. Acompanhamento não é apenas ver as cotações. Tenho que ler e analisar as notícias políticas e econômicas do mundo – inflação ou recessão, alta ou baixa dos juros, preços do petróleo e commodities. Quando tem alguma coisa interessante, escrevo um artigo sobre o assunto para o meu blog.

Como segunda-feira, 7 de março, as bolsas mundiais caíram devido à alta violenta do preço do petróleo, em função da diminuição da produção da Líbia, na terça-feira as bolsas recuperaram um pouco, respondendo ao pronunciamento de que a Arábia Saudita e a OPEP vão repor a falta de produção da Líbia. O mundo não vai cair no abismo – um alívio para os investidores.

Um comentário:

EvertonRic disse...

Olá Jhon!!
O mercado esta meio nervoso, o ponto inicial era o petróleo, mas o incidente natural no Japão vai prejudicar ainda mais os mercados no curto prazo. Porém no medianoe longo prazo, juntando uma recuperação das econonmias mundias e a re construção do país asiático.
Reflitam....
Um forte Abraço