terça-feira, 3 de maio de 2011

Para onde vai o dinheiro?

Bernanke tem o poder de decisão de imprimir dinheiro, e o Federal Reserve tem feito isso nos últimos 30 anos. Mas o FED e os bancos centrais não podem decidir para onde vai o dinheiro. Em outras palavras, o FED pode abrir a torneira (via QE1 e QE2), mas é o mercado quem decide para onde flui o líquido.
O dinheiro fluiu para a Nasdaq de 1997 a 2000, terminou num “bubble”. De lá fluiu para imóveis até o colapso. Em 2008, o dinheiro fluiu para as commodities. E agora fluiu para os alimentos e o petróleo. A psicologia do “herd” leva o mercado ao extremo, como a febre da tulipa na Europa no século passado e a tentativa de monopolizar o mercado de prata, pelos irmãos Hunt, nos Estados Unidos.
Neste momento, com o preço do ouro acima de $ 150, e do petróleo acima de $ 110, o mercado acha que a culpa é da inflação. Mas eu acho que ouro e petróleo são pura especulação. O mercado também culpa, como causa dos altos preços das commodities e do petróleo, a fraqueza do dólar devido ao excesso do FED na impressão de dinheiro. Esqueça a polêmica do ovo e da galinha, se o dólar fraco causa inflação ou vice versa. Acho que os preços do ouro e do petróleo vão cair (regression toward the mean), e o dólar vai subir (ou deixar de cair).
Neste momento, o dólar canadense, o franco suíço e o dólar australiano já valem mais do que um dólar americano. Um dólar vale 1,56 reais. Todos estes países vão ter problemas de exportação, balanço de pagamento, e conseqüentemente, de nível de emprego.
No meu artigo anterior, já falei que o juro mundial vai subir. Os juros americanos, japoneses, europeus não vão cair abaixo de zero. E o juro brasileiro não vai permanecer o dobro da taxa de inflação.
E as bolsas de valores? No mundo inteiro estão subindo. Só no Brasil vai ficar negativo? Mas não por muito tempo.

4 comentários:

HEAVY METAL disse...

Caro Sr. Tong,

Gostaria de saber sua carteira de ações ou mesmo seu portfólio e como está distribuído (em percentuais na renda fixa e variável ou imóveis; não sou bisbilhoteiro para querer saber o valor dos seus investimentos!).

Pergunto isso pois acompanho seu Blog há quase 3 anos com uita satisfação. Tenho meu próprio Blog, onde cito o seu como um dos meus Blogs prediletos. O quê leva o Sr. a acreditar que a Bovespa subirá em breve? Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Queria saber sua opniao sobre a ogx e ebx, bom trabalho, abracos

HEAVY METAL disse...

Caro Sr. Tong,

Gostaria de saber sua carteira de ações ou mesmo seu portfólio e como está distribuído (em percentuais na renda fixa e variável ou imóveis; não sou bisbilhoteiro para querer saber o valor dos seus investimentos!).

Pergunto isso pois acompanho seu Blog há quase 3 anos com muita satisfação. Tenho meu próprio Blog, onde cito o seu como um dos meus Blogs prediletos. O quê leva o Sr. a acreditar que a Bovespa subirá em breve? Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
rachat credit interdit bancaire puis comparateur Rachat de Credit