quinta-feira, 25 de agosto de 2011

“Parar”, antes de dar a “marcha à ré”

Indicadores divulgados em 19/08 pelo Banco Central mostraram uma desaceleração moderada na atividade econômica brasileira no 2° trimestre de 2011, que se encerrou em junho.

O ritmo de atividade (IBC) caiu para 0,7% no fechamento de junho contra 1,1% em março. É o menor índice da série medida pelo BC nos últimos 12 meses. Paralelamente, o índice de volume de vendas desacelerou, baixando de 2% em março para 1,1% em junho. A produção industrial registrou índice negativo de 0,7%. O volume de crédito, que caiu no 2° trimestre, já mostra sinais de moderação quando anualizado. A geração de empregos também diminuiu no trimestre.

Segundo o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, o resultado pode indicar uma interrupção no ciclo de alta de juros, mantido pelo governo desde janeiro. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) está marcada para 30 e 31 de agosto, para definir a taxa Selic, que baliza os juros de toda a economia.

Como a inflação do trimestre apresentou um recuo substancial como resposta às medidas do governo, o mercado deve apostar numa parada na taxa Selic. Lembremos que o Banco Central conduz a taxa Selic como a gente dirige um automóvel. A primeira manobra é parar, antes de dar a marcha à ré.


Nenhum comentário: