terça-feira, 18 de setembro de 2012

QE3

A Bovespa teve a melhor semana (10 a 14 de setembro) do ano 2012, com uma valorização de 6,5%, e de 9,4% acumulado no ano.



Na quinta-feira (13 de setembro) a Bovespa subiu 3,4% por conta da decisão do Federal Reserve, o banco central americano, de elevar para US$ 40 bilhões a compra mensal de títulos imobiliários em poder do sistema bancário. O FED também anunciou que manterá as taxas de juro em nível próximo de zero até meados de 2015, seis meses a mais que o previsto. Nos últimos seis pregões, a Bovespa avançou 10,2%, superando com folga a taxa básica de 7,5% - base na definição de rendimento anual das aplicações financeiras de renda fixa.


Nos últimos dois dias (13 e 14 de setembro), a perspectiva de quantitative easing (QE3) do FED fez subir todas as bolsas do mundo. O governo brasileiro anunciou o seu “relaxamento quantitativo”, injetando mais liquidez na economia, contribuindo para o aumento de consumo e nível de emprego. O governo, além de cortar a taxa de juro, vai cortar a tarifa de energia elétrica para consumidores e industrias a partir de 2013. A inflação menor induz a taxa de juro menor, num ciclo virtuoso.



Nenhum comentário: